terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

1974 - Rádio Philco Ford







Mais um exemplar que vem resistindo às investidas do tempo.

1972-1973 - Rádios Philco Ford






Estamos agora vendo este rádio produzido pela Philco em 1975. O Brasil ainda não tinha transmissão em FM, estes rádios sintonizadores de AM e OC(ondas curtas), era a grande novidade em design e beleza.
Este exemplar tem cerca de 38 anos. Apesar do tempo ainda apresenta boa aparência.





AIKO DT 3000 - Tuner AIKO DT 3000








Design inovador e sintonia digital era um dos atrativos do receptor de AM e FM que completava o compacto conjunto.






O sistema utiliza-se de capacitor variável para fazer a sintonia e um decodificador para indicar a sintonia de forma digital. A seletividade (capacidade de separar uma estação de outra), e a sensibilidade (capacidade de captação das estações), é outro ponto forte do DT 3000.

Aiko PA 3000 - Amplificador Aiko PA 3000


Essa é a primeira versão do amplificador do conjunto, de 20 W RMS equipada com circuitos integrados Hitachi HA 1397, utilizando um para cada canal.







Aiko TD 3000 Tape Deck

O Tape Deck Aiko TD 3000 faz parte do precioso conjunto. Com visual moderno em aço escovado, era muito aceito para época.





A ligação deste ao conjunto, dá-se por meio de conectores DIN e um cabo blindado de 4 vias que permite tanto a gravação quanto a reprodução de fitas K7.


Impedância de entrada: 47 K ohms.
Nível de entrada: 60 milivolts.
Impedância de saída: 2,2 K ohms.
Nível de saída: 500 milivolts.

Aiko 3000 - Micro System Aiko S 3000






Obrigado por visitar o nosso blog.
Colocamos aqui muitas fotos e informações sobre equipamentos dos anos 80, 90 entre outros.
O produto que mais abordamos, no entanto, é o Micro System da Evadin - O Micro System Aiko modelo S 3000.
Não deixe de ler a nossa resenha sobre este produto no decorrer da página.
Caso deseje, deixe seus comentários no final da página. Será um prazer ver a sua presença registrada neste espaço.


Tenho os manuais de uso e esquema elétrico para distribuição grátis. Basta clicar no link abaixo e baixá-los em PDF.

Veja também nosso portal de vídeos, com conteúdo que o tempo não conseguiu corroer: siga o link:
http://portaisdotempo.blogspot.com/2011/06/coisas-que-resistem-ao-tempo.html
Gosta de Rádio Gravadores? - Veja este belo exemplar da Sharp de 1984, em perfeito estado, sem uso.
Rádio Gravador Sharp GF 7 Z 
 http://paginadotempo.blogspot.com/2011_05_01_archive.html

Produto publicado em 09 de fevereiro de 2010.
Acreditava-se, na época,  ser o exemplar mais novo que existia.

No entanto, em fevereiro de 2014, graças à generosidade de um cidadão de Salvador, que acabou tornando-se um grande amigo, acabei localizando um exemplar absolutamente novo, lacrado.

O Sr. José Carlos, conservou uma peça, guardando-a dentro de um armário.
Segundo me disse, acabou não usando esse exemplar na época, pois adquiriu 04 conjuntos de uma só vez, para presentear membros de sua família. Um acabou não sendo usado, por alguma razão, e agora que o adquirimos, passaremos a publicar as fotos para alegria de nossos amigos "vintageiros".

As fotos abaixo, são do produto disponível, publicado em 09 de fevereiro de 2010.

Nesse link, o novo produto encontrado em fevereiro de 2014.
Novo Exemplar



Aiko 3000



AIKO 3000 




AIKO 3000 
Conjunto AIKO 3000, ainda com seus acessórios originais. Embalagens, isopores etc.







Aiko Micro System 3000 - Novo Conjunto, adicionado em outubro de 2010.









Micro System Aiko S 3000






Conforme havíamos comentado nos tópicos anteriores, postaremos aqui alguns assuntos, diversos daqueles que comumente tratamos, e abordaremos um tema que já há algum tempo me veio em mente, que é a tecnologia brasileira disponível nos anos 70, 80 e 90, e um pouco da história, do que ocorreu com a maioria dos fabricantes de produtos eletrônicos no Brasil antes da grande concorrência que estes tiveram com os produtos importados, principalmente com os fabricantes asiáticos.




Com a abertura de mercado, começando no Brasil desde as primeiras idéias do então presidente Fernando Collor de Mello, o Brasil experimentou uma reviravolta no âmbito da tecnologia industrial.





Houve, inegavelmente nos últimos anos uma verdadeira revolução na tecnologia brasileira. Mudanças que se refletiram na indústria automotiva, nas telecomunicações, e principalmente nos produtos eletrônicos, e porque não dizer na informática, onde o computador praticamente assumiu o papel de rádio, fax, secretária eletrônica, máquina de escrever, telefone, entre outras aplicações e utilidades.


Naquela época, como empreendedor da área de eletrônica, acompanhamos de perto toda essa mudança onde, mesmo não existindo ainda os produtos que apareceram com a abertura comercial que se deu no início dos anos 90, já dispúnhamos de equipamentos de excelente qualidade técnica robustez e beleza.



 Podemos até dizer, produtos que se identificavam com os seus usuários, pois, foi uma época onde dispor de bons produtos eletrônicos, dependendo do interessado, havia a necessidade de se adquirir em suaves prestações o tal objeto de lazer.
Tratava-se de produtos que se fabricavam para ter uma durabilidade razoável, quase que artesanal, contrastando com muita coisa que hoje se produz que já nasce com a idéia de produto descartável.

A indústria brasileira, especialmente a indústria de produtos eletrônicos, contava no início dos anos 80, com cerca de 10 fabricantes de rádios, televisores e outros equipamentos de áudio de excelente qualidade, pouco ou nada devendo às grandes marcas internacionais, cujos produtos adentravam ao mercado brasileiro por via de importação de pessoas físicas, especialmente aqueles adquiridos nos aeroportos internacionais nas lojas que chamados de "duty free" – ocasião em que propiciavam aos seus transeuntes a oportunidade de adquirir equipamentos estrangeiros a preços um tanto "salgados", mas, que não deixava de ser uma oportunidade àqueles que não resistiam ao charme das famosas marcas internacionais.


Nos tópicos seguintes, faremos uma breve abordagem sobre o “massacre” que ocorreu com a indústria brasileira de equipamentos eletrônicos, com a ‘invasão” dos produtos chineses, coreanos, dentre outros que obrigaram muitas empresas tradicionais a fecharem as suas portas por não conseguirem concorrer com os “produtos baratos” que a abertura comercial estabelecia, visto não poder concorrer com o custo de fabricação dos produtos importados.
Postaremos aqui algumas fotos de verdadeiras relíquias, dos produtos que faziam parte da vida de nós brasileiros que gostamos de música, notícias e entretenimento.
Iniciaremos com o produto Micro Sistem Aiko S 3000 da Evadin, tradicional empresa japonesa que produzia produtos de excelente qualidade técnica ao lado de dezenas de outras marcas que também operavam no Brasil.

Trata-se do primeiro conjunto de som modular, composto por um receiver – sintonizador digital – um tape deck – toca-fitas e gravador - e um amplificador que juntos formavam o belo equipamento de altíssima qualidade, inovador para a época, além de um visual muito bonito pelo aço escovado que estampava no painel frontal de cada um de seus módulos.


Mesmo tratando-se de um produto fabricado em meados dos anos 80, o produto resistiu ao tempo, e hoje, faz parte da coleção de muitos apaixonados por áudio, retrato de uma época cuja tecnologia apresentava certo “romantismo”, construindo produtos feitos para durar.



[abaixo imagem do PA 300O em sua embalagem de proteção]







[As embalagens do AIKO S 3000]









[As embalagens do AIKO S 3000]








[As embalagens do AIKO S 3000]







[As embalagens do AIKO S 3000]








[As embalagens do AIKO S 3000]







[As embalagens do AIKO S 3000]







[As embalagens do AIKO S 3000]


Amplificador Aiko PA 3000











Detalhe da conservação do painel - Aiko PA 3000



Aiko PA 3000 - As proteções com material isopor



















Detalhe dos fios para conexão no amplificador.










AIKO 3000 

Manuais de uso e esquema elétrico para distribuição grátis. Basta clicar no link no início da página.




A marca Aiko é de propriedade da Evadin. Veja breve histórico retirado do site da empresa em fevereiro de 2011.


Folder enviado pela nossa colaboradora Rose. Pelo que me disse, trata-se de uma edição da Revista 4 Rodas do ano de 1983. Agradecemos pela valiosa cooperação no envio deste material.





Evadin Indústrias Amazônia S/A é uma das empresas do grupo empresarial Evadin.
A Evadin iniciou suas operações em 1.967 como importadora e distribuidora exclusiva dos produtos da empresa japonesa Mitsubishi Electric no Brasil. Foi pioneira na Zona Franca de Manaus, onde inaugurou sua indústria em 1.972, produzindo eletrônicos com a marca própria Aiko. À partir de 1979, passou a fabricar, distribuir e garantir em todo o território nacional, Televisores e Videocassetes com a marca e tecnologia Mitsubishi. Em 1994, a Evadin começou a montar os telefones celulares Motorola e, no ano seguinte, recarregadores de baterias. No ano 2.000 a Evadin ingressou no segmento de informática, passando a desenvolver, industrializar, distribuir e garantir microcomputadores e monitores de vídeo com a marca PCI, bem como monitores de vídeo para a AOC.
Em 2.003 a Evadin reiniciou a fabricação e distribuição de telefones celulares, agora com sua marca Aiko.
Hoje a Evadin ocupa um lugar de destaque entre as empresas do ramo eletrônico, resultado de seu contínuo aperfeiçoamento de tecnologia, vocação para produtos de alta qualidade e dedicação ao mercado brasileiro.
Sua fábrica, uma das mais modernas da Zona Franca de Manaus, localiza-se em uma área construída de 50.000 m², e seus produtos estão presentes em cerca de 6.000 pontos de vendas em todo o Brasil, sendo 2.500 só em São Paulo.
A administração central, estrutura de apoio e central de atendimento ao consumidor e ao revendedor estão na capital de São Paulo. Sua rede de Assistência Técnica atende clientes e consumidores, com 650 postos espalhados por todo o território nacional. Uma equipe nacional de promotores dá suporte aos principais pontos-de-venda e seus produtos são garantia de qualidade e performance.
CERTIFICAÇÃO DE QUALIDADE
O Sistema de Qualidade Evadin está organizado de acordo com as recomendações e normas NRB e ISO 9001:2000. Certificada desde 1995, obteve as recertificações em 1998 e 2004.


free counters